Público alvo: Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, nas áreas de Pedagogia, Normal Superior, outras licenciaturas e profissionais de nível superior, que atuam ou desejam atuar nos desafios de uma sociedade inclusiva.
Objetivos:
Metodologia: As disciplinas estão organizadas em web aulas com mídia book hipertextual e dialógico, vídeo aulas, exercícios, além de tutoria no ambiente virtual de aprendizagem Colaborar. Tendo em mãos a agenda do curso, o aluno pode realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet. As provas presenciais deverão ser realizadas no polo de apoio ou unidade de ensino, em 03 encontros presenciais, cujas datas previamente agendadas constam do cronograma do curso.
Disciplinas do curso: Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Inclusão; Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Deficiência Intelectual; Estimulação Essencial; Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Deficiência Física e Psicomotricidade; Deficiência Múltipla; Tecnologia Assistiva; Transtornos Globais do Desenvolvimento; Altas Habilidades/Superdotação; Adaptações Curriculares; Avaliação na Educação Especial; Ludicidade e Educação Especial e Metodologia do ensino e da pesquisa.
Monografia: Desenvolvida pelo aluno com o acompanhamento do docente orientador por meio do ambiente virtual de aprendizagem e apresentada presencialmente por meio de web conferência.
Carga Horária: 400 horas
Duração: 12 meses
Início do curso: A partir de 06/08/12. Nos cursos EAD, a matrícula do aluno pode ser realizada a qualquer momento do período do curso.
Escolha o Plano de Pagamento
Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória histórica: da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento e os paradigmas da inclusão. Princípios norteadores da Educação Especial: normalização, integração, individualização e Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Modalidades e Programas de atendimento. Inclusão na escola regular.
Políticas Públicas de Inclusão
Ementa: Referenciais teóricos e tendências internacionais e nacionais no processo de elaboração e implementação das políticas públicas afirmativas e da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob o ângulo das relações entre Estado, democracia, desigualdades/exclusão social e gestão dos sistemas de ensino. Planos e programas para o atendimento educacional especializado
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
Ementa: Análise da evolução do desenvolvimento nos seus aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos e sua relação com os processos de aprendizagem. Estudo dos diferentes estágios do desenvolvimento de forma global e inclusiva voltadas para a necessidade de percepção das diferenças em contexto sócio cultural específico
Deficiência Intelectual
Ementa: Definição e classificação da Deficiência Intelectual, distúrbios do desenvolvimento neuropsicológico, semiologia neurológica do deficiente mental, aspectos neurológicos das principais síndromes genéticas: Síndrome de Down, síndrome do X frágil e das principais síndromes neurológicas, epilepsia, distúrbios neurosensoriais, paralisia cerebral, repercussão neuropsicológica dos erros inatos do metabolismo. Distúrbios de aprendizagem. Disfunções cerebrais mínimas e suas seqüelas psicomotoras
Estimulação Essencial
Ementa: A importância da estimulação precoce. O papel da família. Programas de estimulação precoce. Estimulação de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, aspectos motores, sensoriais, sociais e educacionais.
Deficiência Auditiva
Ementa: História da educação de surdos. Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, bilinguismo e a oralização. A aprendizagem da Língua Portuguesa (escrita) como segunda língua. Formação de conceitos. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e a interlocução deste atendimento.
Deficiência Visual
Ementa: Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum.
Deficiência Física e Psicomotricidade
Estudo de novos modelos de intervenção com pessoas que apresentam necessidades educativas especiais na área da reabilitação física com ênfase no desenvolvimento biopsicossocial.
Deficiência Múltipla
Caracterização dos aspectos biopsicossociais envolvidos na Deficiência Múltipla, discussão das diferentes intervenções psicoterapêuticas e educacionais para o atendimento educacional especializado e escola regular, incluindo a criança e suas famílias.
Tecnologia Assistiva
Ementa: A Tecnologia Assistiva favorecendo novas possibilidades para a pessoa com deficiência na apropriação das experiências presentes em sua cultura. Produtos e Serviços de Tecnologia Assistiva para a autonomia, desenvolvimento, aprendizado e inclusão social do aluno com necessidades educacionais especiais. Apropriação, demandas, perspectivas e limites da Tecnologia Assistiva na construção da Escola Inclusiva.
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Ementa: Estudo de questões do comportamento diferente no processo ensino aprendizagem e como auxiliar o educando que apresenta condutas específicas na aprendizagem. Definição, classificação diagnóstica, aspectos etiológicos e epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico considerando o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões à luz da Neurociência no que se refere aos Transtornos Globais do Desenvolvimento (Transtorno Autista, Transtorno de Asperger, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância). Além de métodos de intervenção: pedagógica, comportamental, comunicativa e social para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão desses alunos.
Altas Habilidades/superdotação
Ementa: Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superlotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação.
Adaptações Curriculares
Ementa: Estudo dos fundamentos da Avaliação Psicopedagógica, Entrevista e observações; Instrumentos e procedimentos psicomotores, pedagógicos e psicológicos.
Avaliação na Educação Especial
Ementa: Estudo dos fundamentos da Avaliação no contexto, Entrevista e observações; Instrumentos e procedimentos psicomotores, pedagógicos e psicológicos.
Ludicidade e Educação Especial
Ementa: Ludicidade na educação da criança com necessidades educativas especiais. . Importância do brinquedo no processo de desenvolvimento humano. Brincadeiras e jogos e formação do educador. A criança, a escola e a produção cultural.
Metodologia de Ensino e da Pesquisa
Ementa: Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa; Tipos de Pesquisa; Método de coleta de dados; Aspectos normativos e tipográficos; Citações e referencias; Estrutura do projeto de pesquisa e da monografia; Técnicas de análise e apresentação de dados. O papel da Didática na formação do professor; - A organização do trabalho pedagógico no ensino superior: Planejamento de ensino: níveis e etapas; - Métodos e Técnicas de ensino; Avaliação da aprendizagem.
Ementa: Elaboração de projeto da monografia nas modalidades de plano de negócio. Discussão e orientação do trabalho de conclusão de curso. Defesa presencial individual da monografia.